SAUDE E BEM ESTAR

O que é Doença?


Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”. 
Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções  físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo). 
Diferentes ciências se dedicam ao estudo das doenças, entre elas: a patologia estuda as doenças no geral, relacionadas à medicina e outras áreas; a ciência médica estuda as doenças dos humanos; a fitopatologia analisa as doenças que afetam as plantas; a medicina veterinária estuda as manifestações patológicas nos animais. Em geral, ao examinar um doente, o profissional observa os sinais e sintomas e os associa a uma determinada doença, solicita exames diversos e a partir dos resultados informa um diagnóstico, que será a base para o tratamento. Dependendo do contexto, alguns conceitos, tais como anormalidade, desordem, patologia, perturbação etc., são utilizados como sinônimos de doença. No sentido figurado, doença é um vício ou uma mania, considerados como desequilíbrio. Por exemplo: O impulso de comprar sapatos já virou doença.

O que é Doença Crônica:

Doença crônica é uma doença que persiste por períodos superiores a seis meses e não se resolve em um curto espaço de tempo. Exemplos de doenças crônica são: diabetes, doença de Alzheimer, hipertensão, asma, AIDS, doenças autoimunes etc. Nas crianças, a asma é a doença crônica mais comum. 

As doenças crônicas acompanham o indivíduo durante um tempo relativo da sua vida e, em muitos casos não há cura, apenas tratamentos periódicos, tornando-se assim um agravante no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. Apesar de uma doença crônica não ser uma emergência, ela pode ser extremamente séria em determinadas doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, entre outras. 
Em alguns casos, as doenças crônicas são assintomáticas (o portador não possui nenhum sintoma), mas quando se manifestam, as crises podem ser intensas, dolorosas e muito incômodas. Em geral, as doenças crônicas não podem ser resolvidas apenas com um medicamento, exigem tratamentos maiores, como é o caso de doenças infecciosas ou doenças como AIDS, o mal de Alzheimer etc.

Algumas Doenças e Suas Prevençoes:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nossa Missão